segunda-feira, 20 de junho de 2011

Treinamento Funcional

Boa Tarde, meus amigos!!

Começaremos a semana falando de um assunto que está em alta no momento. O Treinamento Funcional. Muitos já devem ter ouvido falar a respeito, alguns já estão mais familiarizados com a modalidade e a grande maioria tem apenas uma vaga ideia do que seja mas ainda não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente. 
 Há pouco mais de 1 ano, resolvemos nortear nosso trabalho com o Treinamento Funcional (TF). Começamos a pesquisar sobre o tema, e percebemos que não existia muita coisa. Muitas pessoas que aplicavam metodologias de treinamento inovadoras e criativas, consideravam esse treinamento como funcional. Olhando no dicionário a definição da palavra funcional encontramos o seguinte: 1 - Relativo a funções vitais. 2 - Que funciona bem ou é de fácil utilização. 3 - Que permite efetuar alguma coisa da melhor maneira.

Tomemos como base essas 3 definições e coloquemo-nas em prática:

Em relação às Funções Vitais, uma que é bastante desenvolvida no nosso trabalho é a Respiração. A segunda definição nos leva a fazer algo funcionar bem. Acreditamos que o TF, se bem aplicado, oferece uma melhora considerável em movimentos, articulações, musculaturas que são pouco exigidas nas atividades convencionais mas que através do TF passam a ser percebidas melhorias significativas não só nas Atividades Físicas mas também na AVD (atividade de vida diária). Em relação à fácil utilização, temos dois prismas. O primeiro é que o TF propriamente dito, não é tão simples assim. Ele enquanto atividade é bem mais complexo do que uma ginástica convencional, porém, a prática regular nos oferece benefícios e ganhos físicos que nos levam até a terceira definição do dicionário que é "...permite efetuar alguma coisa da melhor maneira...". 

Dessa forma, podemos resumir  o Treinamento Funcional como uma atividade que foge do convencional, com movimentos complexos que envolvem uma maior quantidade de músculos, que exige maior consciência corporal, que trabalha não só o corpo mas também a mente e que proporciona melhoras significativas para o desenvolvimento de atividades físicas e também nas simples tarefas do dia-a-dia.

Com isso tudo em mente, passamos a trabalhar com materiais e movimentos bem diferentes, proporcionando cada dia uma sensação distinta aos nossos clientes, criando com eles uma espécie de "desafio", uma vez que a cada movimento novo que ele, de início não consegue efetuar, nós vamos trabalhando diariamente para que em um curto período ele consiga realizá-lo e assim passamos mais adiante com um movimento mais complexo. Utilizamos em nossas atividades diversos materiais, dentre eles bolas de diversos tamanhos e pesos, discos de equilíbrio, elásticos, corda, halteres, caneleiras, bastão e o trabalho pode ser feito em qualquer lugar, não sendo necessário a existência de uma sala específica para atividade física.

Nossa especialização em Treinamento Funcional foi a metodologia CORE 360º e essa metodologia trabalha com a seguinte definição para TF:

Traduzido do original em inglês, esse conceito de preparação física tem por objetivo estar conectado à funcionalidade dos movimentos ou atividades. Tem a ver com aprimorar a capacidade funcional do indivíduo nas atividades que lhe são próprias e específicas.

Surgido como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento no começo dos anos 90, no início era um apanhado de técnicas oriundas da Reabilitação, Atletismo, Levantamento de Peso, Ginástica Olímpica e estratégias de condicionamento encontradas nas mais diversas atividades esportivas.

Hoje evoluiu para um conceito de treino mais amplo e abrangente que se destina não só ao atleta, mas principalmente ao indivíduo comum, que encontra nessa forma não convencional de treinar uma alternativa para ganhar massa muscular, perder peso, sentir-se mais disposto e melhorar a performance nas atividades que realiza de forma mais específica, motivante e eficiente.

Depois dessas informações, que tal experimentar na prática um pouquinho do que é o Treinamento Funcional?
Entre em contato conosco e agende um treino experimental e teremos uma satisfação enorme em atendê-los.

Um abraço e até a próxima postagem!











Nenhum comentário:

Postar um comentário