quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gordura X Massa magra - Levanta e vem treinar

Olá, pessoal.

Hoje falaremos um pouco sobre um tema bastante interessante e que com certeza tem colocado muitos pontos de interrogação na cabeça de muita gente. Você sabia que existem pessoas que perdem até 10 quilos de gordura mas esse peso não é refletido na balança? Sabia que existem pessoas que possuem o mesmo peso e a mesma altura, mas uma aparenta ser magra e a outra acima do peso? Pois é, diante de tantas dúvidas e tantos pontos de interrogação, resolvi fazer um pequeno esclarecimento para que algumas pessoas possam entender um pouco mais sobre a diferença entre gordura e massa magra.



É verdade que é possível transformar gordura em músculo?

Na prática, não é assim que funciona. Não é um passe de mágica, onde a gordura milagrosamente se transforma em músculo. Gordura e músculo são tecidos diferentes, que não tem como um se transformar no outro, porém, há a possibilidade de haver uma troca. Naquele espaço onde antes havia muita gordura, depois de alguns meses praticando exercícios, a gordura foi embora e ali passou a se concentrar uma maior quantidade de massa magra ou músculo.

Então vejamos:

Depois de 2 meses praticando apenas exercícios de musculação, um indivíduo de 1,80m e que pesava 98 kilos, passou a pesar 90 quilos. Porém, ao fazer a sua avaliação funcional, ele percebeu que havia perdido 14 quilos de gordura. Diante dessa situação, ele pergunta ao seu professor como isso pode ocorrer, uma vez que ele perdeu 14 quilos de gordura e só emagreceu 8 quilos. Está aí a grande diferença entre perder peso e emagrecer. Como ele estava praticando atividade física, houve aumento de massa magra, ou seja, ao passo que ele perdeu 14 quilos de gordura, ele também ganhou 6 quilos de massa magra. É possível notar que na balança, esse resultado não foi tão significativo, mas quando olhamos para o indivíduo, a impressão que temos é que ele emagreceu muito mais do que os 8 quilos que a balança acusou.

O que pesa mais, 1 quilo de chumbo ou 1 quilo de algodão?

A gordura corporal é bem menos densa do que o músculo, portanto, ela ocupa muito mais espaço no nosso corpo. Levando em conta 10 quilos de gordura, se pegarmos o espaço que outrora era preenchido por essa gordura e tentarmos ocupar com massa magra, será preciso muito mais do que 10 quilos, uma vez que os músculos são muito mais densos do que a gordura, sendo necessário uma quantidade bem maior de massa magra para ocupar o espaço deixado pela gordura.
Portanto, fica claro que quando uma pessoa perde gordura e ganha massa magra, ela certamente diminuirá suas medidas, a não ser que haja um aumento muito significativo de massa magra.

Tem como perder gordura e não ganhar massa magra? Eu quero ficar magra na balança!!!

Esse pensamento é interessante. Já aconteceu diversas vezes comigo. Recebo clientes que querem perder peso, que querem emagrecer, e pensam que não importa o que estejam perdendo, se apenas líquidos, músculos ou gordura e o importante é perder peso na balança. Costumo dizer que para o fator psicológico, isso seria uma estratégia bacana. Vai explicar pra uma pessoa que entra na academia com objetivo de emagrecer e que depois de 2 meses de frequência diária ela emagreceu apenas 4 quilos mas que desses 4 quilos, ela perdeu 10 quilos de gordura e ganhou 6 de massa magra. Essa pessoa não está preocupada em ganhar nada. Ela entrou ali para perder, e se não houver um esclarecimento, e principalmente uma conscientização, essa pessoa irá desistir.

O importante é deixar claro que a gordura em excesso é nociva ao nosso organismo, mas que a falta dela, pode ser fatal.

Gasto calórico x Exercício

Muitas pessoas costumam ter o seguinte pensamento:

`Acabei de gastar 500kcal na esteira, isso eu consumo em um sanduíche´

Bom, além do gasto calórico durante o exercício, nosso corpo precisa de energia  na recuperação muscular. Exercício físico acelera o metabolismo, o que proporciona um gasto calórico pós exercício que pode chegar até a 4x as calorias gastas durante o exercício.

Na prática, um treino de musculação gerou uma perda direta de 380kcal, mas durante a recuperação, meu corpo ainda continuou consumindo energia e gastou mais 600kcal. Portanto, essa atividade que inicialmente me gerou uma perda de 380kcal, acabou totalizando muito mais do que o meu frequencímetro mostrou.
Esses números utilizados acima são apenas para exemplificar, não representando o gasto calórico real da atividade.

O mais importante disso tudo, é saber que mesmo que você perca 10 quilos de gordura e ganhe 10 quilos de massa magra, continuando assim com o mesmo peso, você será uma pessoa muito mais saudável e seu corpo agradecerá muito.

Antes de querer perder peso, procure saber o que você está perdendo. Por exemplo, depois de uma corrida de meia maratona, eu já cheguei a estar pesando até 4 quilos a menos, mas esse peso representava todo o líquido que eu havia perdido durante a corrida, sendo recuperado em muito pouco tempo posteriormente. Já pensou se esse peso não voltasse? Ia ter gente querendo dar a volta ao mundo correndo. rsrsrsrs

Quando perdemos gordura, percebemos uma sensível diferença nas nossas roupas, sentimos diferença no espelho, mas nem sempre na balança. Costumo dizer para meus alunos, que os melhores parâmetros para emagrecimento são: furo do cinto, cintura de um short ou bermuda que não entrava de jeito nenhum, aquela camiseta que marcava a barriga e agora já está dando pra usar, e principalmente, olhar no espelho e ver que você emagreceu.

Em alguns casos, é preciso esquecer a balança e pensar na saúde, pensar que aquilo que estava te fazendo mal(gordura) e que poderia até custar a sua vida, não está mais em evidência no seu corpo.

Incluir hábitos saudáveis no cotidiano certamente estará contribuindo para a melhora da  saúde e consequentemente um aumento da qualidade de vida. Alimentar-se bem, praticar exercícios regularmente, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e tentar não se aborrecer, são fatores preponderantes para que tenhamos uma vida mais agradável e estaremos contribuindo para que ela não seja abreviada por algum problema de saúde causado por algum descuido com nós mesmos.

Espero ter ajudado um pouco e já me coloco à disposição para futuros temas a serem abordados.

Agora você não tem mais desculpa para ficar aí parado.

Levanta e vem treinar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário