segunda-feira, 29 de abril de 2013

TREINAMENTO NA PRAIA 27/04/2013

Olá pessoal, depois de quase uma semana sem atualizar o blog, voltamos com uma postagem super bacana sobre o nosso treino na praia que aconteceu no último sábado, dia 27 de abril na Barra da Tijuca.
Antes de falar sobre o treino, acho interessante abordar um pouco acerca dos benefícios do treino na areia, suas particularidades, as qualidades físicas que são mais trabalhadas nesse tipo de treino e também os diferentes tipos de treinos que podem ser realizados na areia.





Procuro nos meus treinos, exercitar a maior quantidade de grupamentos musculares possíveis, sempre com movimentos multiarticulares e buscando  estimular as valências físicas que normalmente não são trabalhadas em treinos convencionais de musculação ou de corrida.

A atividade física na areia possibilita ao seu praticante, vivenciar uma superfície de treino diferente. Se avaliarmos pelo lado do impacto, a atividade na areia absorve muito mais o impacto do que uma quadra ou um piso de academia. Por outro lado, o fato de não ser rígida, faz com que seja necessário aplicar muito mais força. Um exemplo bem simples é se medirmos a altura que um indivíduo salta em um piso rígido e compararmos com a altura saltada na areia. A diferença será evidente, mesmo que essa pessoa tenha exercido uma força maior. 

Para pessoas com problemas nas articulações onde não é recomendada a prática de atividades com muito impacto, uma atividade na areia pode ajudar não só na recuperação, mas também na melhora do condicionamento físico dessa pessoa, porém é importante salientar que não é recomendado treinar na areia mais de duas vezes por semana, principalmente para alunos iniciantes ou pessoas que pratiquem algum esporte, uma vez que devemos sempre priorizar a especificidade do esporte. Portanto, uma pessoa que joga futebol de campo, por exemplo, pode realizar um treino na areia, mas a maioria dos seus treinos deve ser realizada no gramado, superfície essa a qual ele irá competir.

No nosso treino do última sábado, começamos com alongamento dinâmico, com corridas curtas e rápidas, exercícios em duplas e em grupos, tentando estimular ao máximo a maior quantidade de músculos.









Depois desse aquecimento, realizamos os treino com 7 estações, onde cada dupla realizava o exercício por 45 segundos e tinha 15 segundos para descansar, ou no caso de haver dois exercícios na mesma estação, trocar com o companheiro. Cada dupla repetia a estação duas vezes.

Na primeira estação, o objetivo era lançar o peso o mais alto possível, flexionando os joelho e lançando o peso para o alto. 


Na segunda estação, o objetivo era saltar lateralmente uma barreira, enquanto o outro realizava abdominais na bola suíça. O primeiro exercício visava trabalhar a força de membros inferiores ao saltar a barreira e também um pouco de coordenação para conseguir saltar de um lado para o outro.
Já nos exercícios abdominais, a bola ajuda a recrutar um maior número de fibras musculares, além de estimular o equilíbrio.



Na terceira estação, o objetivo era transpor os bambolês com deslocamento lateral e após, realizar uma corrida forte de 10 metros. Esse exercício trabalhou a agilidade, coordenação e explosão muscular e velocidade nos tiros.


A quarta estação era uma das mais difíceis. O objetivo era saltar 6 barreiras seguidas e no final, realizar um tiro de 20 metros. Muitos não conseguiram saltar com os dois pés e fizeram o exercício saltando com um pé só.



A quinta estação continha um exercício de agilidade e coordenação, onde o indivíduo tinha que saltar com os dois pés dentro e depois fora da escadinha, em todos os seus quadrados. Enquanto uma pessoas realizava esse exercício, o outro fazia um agachamento conjugado com abdominal no bosu. Algumas pessoas não conseguiram fazer o segundo movimento completo e optaram por fazer só os exercícios de abdominal, e outros, escolheram não fazer o movimento com a medicine ball.



A sexta estação era para realizar saltos diagonais em um pé só, esses saltos eram feitos dentro de um bambolê e com uma perna só, trocando para a outra perna.


Na sétima estação, o objetivo era percorrer uma distância de 50 metros preso por um cinto e um elástico. Esse exercício exige muita força e explosão muscular.



No final do treino, com todos bem cansados, foi feito um pequeno alongamento, e depois um relaxamento com direito a massagem.







Gostaríamos de agradecer a presença de todos que levantaram e vieram treinar no sábado de manhã, e para aqueles que por algum motivo não puderam comparecer, fica o convite para participar dos próximos treinos.

Para maiores informações, podem entrar em contato nos emails thiagovidal@levantaevemtreinar.com ou renatavidal@levantaevemtreinar.com

Contamos com a presença de todos vocês no próximo treino, e um agradecimento especial aos nossos atletas: Aretha, Priscilla, Carol,Lili, Fabiana, Daniel, Patricia, Rodrigo, Michelle, Marcos, Sandra, Roberto, Nelson e  Janaina. E a equipe Levanta e vem treinar:  Renata, Zezé, Marise E Thiago.

Até o próximo treino, pessoal!!!



LEVANTA E VEM TREINAR!!!

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Com certeza estarei presente nos próximos!!!

    ResponderExcluir