segunda-feira, 15 de abril de 2013

Corrida de Rua. Tipos de treino, diferentes terrenos e suas particularidades.


Olá pessoal,

Vou começar a semana falando do treinamento de corrida. Essa modalidade esportiva vem ganhando cada vez mais adeptos. Por ser uma atividade de fácil acesso e de baixo custo, é tida como um esporte bem democrático, uma vez que qualquer pessoa pode praticar, sem a necessidade de equipamentos especiais ou de um local específico para a sua prática.
Hoje, é possível ver pessoas correndo nas ruas das grandes cidades, em parques, ciclovias, praias, nas esteiras das academias, dos clubes ou do condomínio, e o crescente número de corridas faz com que mais e mais pessoas comecem a correr.

Quer começar a correr? Basta colocar um tênis e sair por aí. Calma, calma... Não é bem por aí. Na teoria sim, mas na prática, é preciso respeitar alguns princípios básicos para que essa corrida que parece ser uma atividade atrativa e saudável, não se torne um pesadelo e um motivo para nunca mais voltar a fazer exercícios.

Quero começar a correr, do que eu preciso?

Como qualquer atividade física, é preciso respeitar os limites do nosso corpo. Para indivíduos que nunca correram, não é tão simples assim. Mais a frente, explicarei sobre os tipos de treinos e quais são indicados para os iniciantes. Antes de tudo, é preciso saber que uma pessoa que nunca correu, dificilmente calçará um tênis e sairá correndo por aí por 20, 30 40 minutos seguidos. Na maioria das vezes e de acordo com relatos dos meus clientes, essas pessoas não conseguem correr nem por 3 minutos.

Mas e agora, como eu faço?

Comece caminhando até que seu corpo aqueça. Feito isso, comece a correr. Normalmente, para indivíduos sedentários e que nunca correram, permaneço durante uma ou duas semanas com treinos bem leves, alternando caminhada com pequenas corridas. Essas pequenas corridas são realmente curtas e na maioria das vezes não ultrapassam 1 minuto de duração.

Na prática funciona assim:

Adriana (nome fictício) tem 30 anos, nunca correu e pratica musculação 2 vezes por semana e iniciou recentemente um programa de corrida. Essa aluna fará o seguinte treino:

5 minutos de caminhada moderada
3 minutos de caminhada forte + 1 minuto de corrida leve (repetir 5 vezes)
5 minutos de caminhada moderada

E com o tempo, essa progressão vai mudando, Adriana irá diminuir o tempo de caminhada e aumentar o tempo de corrida, até que ela consiga correr direto por 4 minutos. Vale lembrar que isso é apenas um exemplo. Há pessoas que já conseguem correr por mais de 4 minutos e dessa forma, podemos trabalhar com aumento da intensidade ou até mesmo de volume.

Esse caso é apenas para exemplificar como uma pessoa inicia em um programa de corridas.

Existem vários tipos de treinamento. Minha ideia não é dar uma aula de Treinamento Desportivo, mas sim dar uma noção de como funciona cada tipo de treino e principalmente, fazer com que as pessoas saiam da rotina de ficar sempre fazendo o mesmo tipo de treino.

Treinamento Contínuo – Como o próprio nome já diz, é um treino onde mantemos um ritmo constante durante todo o percurso estabelecido. Pequenas variações podem ser observadas, mas a característica principal é a manutenção de um ritmo constante por todo o treino.
Exemplo: 40 minutos de corrida moderada

Treinamento Intervalado – É um treino onde o objetivo é aumentar a resistência. Normalmente, esses treinos trabalham em uma intensidade bem maior do que o ritmo de corrida contínua, porém há um intervalo entre as séries.

Exemplo: Tiros de 500m com intervalos de 2 minutos. Esse intervalo pode ser completamente parado, ou caminhando. Quando o estímulo é mais curto, normalmente esse descanso é completo (Tiros de 100m com descansos de 15 a 30 segundos)

Treinamento Fartlek – É bem parecido com o treino intervalado, porém, não há descanso entre as séries. Na verdade, até há um descanso, mas a esse descanso, damos o nome de descanso ativo.
Exemplo: 3 minutos de corrida forte + 2 minutos de corrida moderada (5 séries)

Treinamento de Ladeira – Treino realizado em terreno com inclinações. Pode ser feito também na esteira. Nas vezes que faço esse treino, realizo apenas a subida, na descida, eu prefiro pegar um ônibus para preservar meus músculos e articulações, uma vez que o impacto na descida é muito forte.
Ainda existem outros tipos de treino, porém, esses que citei, são os mais utilizados pela maioria dos corredores.

ONDE CORRER?

A corrida de rua pode ser praticada em muitos lugares e terrenos. Os mais comuns são na esteira, no asfalto, na floresta ou na areia. A grande maioria das corridas de rua é realizada em pisos de asfalto. Portanto, é importante focar o treinamento na superfície em que será realizada a prova. Muitas pessoas reclamam da falta de espaço para correr. 

Quem tem a possibilidade, prefere correr na orla da praia, uma vez que além do clima e do visual, há ainda marcações de quilometragem, facilitando o treino. 

Aqui na cidade do Rio de Janeiro, há ainda excelentes locais para a prática da corrida, como bosques e parques, e esses oferecem a possibilidade de treinos em outra superfície, a terra batida. A variação do terreno, ajuda a prevenir lesões, porém, continuo ressaltando a importância de se treinar na sua maior parte, no terreno onde será realizada a prova alvo.

Eu costumo variar bastante os meus treinos. Corro geralmente em asfalto, mas ao menos uma vez na semana, realizo meu treino na areia e se possível, incluo mais um dia de treino em terreno de terra batida. Na preparação para o circuito XTERRA, que é todo realizado em terrenos de florestas e com muitas subidas eu priorizo treinos de subida e em terrenos que se aproximem dos que irei encontrar nas corridas.

Há ainda aqueles que correm na esteira. Existem algumas vantagens e desvantagens de treinar nela. As esteiras mais modernas possuem um sistema de amortecimento bem avançado, diminuindo assim o impacto sobre as articulações e músculos envolvidos na corrida. Além disso, ela já marca a distância percorrida e o tempo, e em algumas, podemos aferir também a freqüência cardíaca. Porém, ela não reproduz fielmente a corrida fora desse terreno. 

Nas corridas “outdoor” geralmente encontramos trechos em aclive e declive, há ainda a ação do vento que dependendo da direção, pode atrapalhar ou ajudar. Quando sou obrigado a correr na esteira, procuro sempre colocar uma pequena inclinação, para simular a ação do vento.

O mais importante  é saber que devemos progredir bem devagar, começando por distâncias curtas de 3, 4 até 6 km e com mais tempo de treino, focando em distâncias maiores como 10km, 16km , 21km e quem sabe uma maratona.

Quem quiser mais dicas, pode me escrever aqui no blog que terei a maior satisfação em responder. Quem puder ajudar com algum material, sugestão ou crítica, também ficarei muito feliz em receber.

Obrigado, e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário